A expressão” o meu tendão de Aquiles” é do conhecimento geral…Assim como o seu significado, que no fim se resume aquela que é a nossa maior fraqueza.
Segundo reza a lenda Zeus (o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão) e Poseidon (que assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno) foram rivais por Tétis (uma ninfa do mar), até Prometeu (um defensor da humanidade, responsável por roubar o fogo de Zeus e o dar aos mortais) lhes ter dito que Tétis conceberia uma filho maior que o próprio pai, capaz de destroná-lo, receando esta profecia ambos os Deuses desistiram de cortejá-la, e fizeram-na casar com Peleu (um mortal, Rei da Fítia). Do casamento entre Tétis e Peleu nasceram 7 filhos, entre eles Aquiles
De acordo com um fragmento escrito por Estácio (um poeta da Roma Antiga), Tétis , após o nascimento de Aquiles, tentou torná-lo imortal, mergulhando-o nas águas do rio Estinge (um rio infernal no Hades- mundo inferior e dos mortos), segurando-o apenas pelo calcanhar, e não o molhando nesta parte do corpo, o que o tornou vulnerável. Numa outra versão, Tétis tentava, erradamente, livrar os filhos da condição de mortal jogando-os no fogo. Peleu salvou Aquiles das chamas queimado e sem o osso do calcanhar, incumbiu Quíron (centauro conhecedor da medicina) de colocar no filho o osso de Dâmiso (um gigante veloz). Assim Aquiles, acabou por adquirir a velocidade que lhe deu fama.
Irritada, Tétis abandonou o marido e retornou ao fundo do mar. Protegeu o filho durante toda a vida do herói, tentando afastá-lo dos perigos e consolando-o nas tristezas.
Em nenhuma fonte antes de Estácio houve referência á invulnerabilidade ou imortalidade de Aquiles.
Este que foi conhecido como o mais valoroso e mais belo guerreiro grego, confrontou a sua morte ao ser atingido em Tróia por uma flecha envenenada no seu calcanhar.
Esta história mitológica que está por trás da expressão, além de ter dado origem a muitos filmes, livros e afins, para mim tem como moral e ensinamento que por muito fortes que sejamos, quiçá imortais, todos temos um ponto por onde algum dia nos podem vergar.
Por isso protejam bem o vosso tendão de Aquiles e nunca o revelem, nem aos amigos… ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário